Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Personalidades: Padre Leonardo Nunes o Abarebebê (Padre Voador)

Este ano se completam 500 anos do nascimento do Padre Leonardo Nunes (21 de setembro de 1509 - 30 de junho de 1540).

Mais conhecido como “Abarebebê" (padre voador), nome dado pelos índios, justificado por uma capacidade incomum do querido Padre: a de estar em lugares diferentes, não importando a distância, em tempo considerado extraordinário por quantos o conheceram. Para a mentalidade indígena, não poderia haver outra explicação, a não ser a capacidade de voar.

Padre Leonardo Nunes - imagem pintada em azulejo
 
Jesuíta, nasceu na vila de São Vicente da Beira (Portugal) em 21 de setembro de 1509 e integrou-se na Companhia de Jesus em 6 de fevereiro de 1546, aos 37 anos. Era filho de Simão Alvarez Guimarães e Izabel Fernandes Guimarães. Veio para o Brasil na primeira missão chefiada por Manuel da Nóbrega em 29 de março de 1549, trazidos pelo primeiro Governador Geral do Brasil – Tomé de Souza.

No fim de 1549 ou início de 1550, chegou a São Vicente onde foi o primeiro missionário. Trouxe para cá as primeiras noções da religião cristã e, com auxílio dos portugueses, edificou igreja e seminário.

Padre Leonardo Nunes sempre deu mais valor aos bens espirituais do que ao conforto ou bens materiais. Gostava de cantar e tinha boa voz; usava este instrumento para atrair mais perto a sensibilidade indígena.

Na capela onde rezava a missa, intimou João Ramalho a retirar-se por julga-lo excomungado - incomodava-o o estilo de vida desregrada de João Ramalho, que tinha muitas mulheres (todas índias) e muitos filhos. Nessa ocasião, recebeu ameaças dos filhos do povoador.

Nesse mesmo ano aconselhou João Ramalho a fundar Santo André da Borda do Campo, antecedendo Nóbrega no conhecimento dos Campos de Piratininga. Alguns historiadores atribuem a Leonardo Nunes a primeira idéia de fundar São Paulo.
Incansável na catequese, procurou os tamoios e carijós no sertão, restituindo a estes a liberdade negada pelos portugueses.

Numa das cartas de Anchieta encontramos: “...porque também a vida do Padre Leonardo Nunes era muito exemplar e convertia mais com obras que com palavras”.

Por ordem de Nóbrega, foi à Bahia, trazendo Anchieta e outros irmãos para São Vicente, chegando aqui em dezembro de 1553.

Em Peruíbe, tem-se até hoje, testemunho da obra de Leonardo Nunes. Encontramos aí, as ruínas existentes da igreja por ele construída (hoje um sitio arqueológico e turístico aberto a visitação). Ali rezou missa, doutrinou e residiu.

Segundo ele mesmo narra, a igreja foi construída em tempo recorde: 8 meses, iniciada e acabada no mesmo ano.

Capela de Conceição de Nossa Senhora, a 1a. Igreja construída no Brasil nos idos 1550, pelo padre Leonardo Nunes.

Embarcou no ano seguinte para a Europa, a fim de relatar os acontecimentos a D. João III e a Ignácio de Loyola mas, naufragando em viagem, morreu a 30 de junho de 1554.


( fatos_históricos )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.