Turismo Consciente na
Costa da Mata Atlântica
(Baixada Santista)
BLOG CAIÇARA

Tradutor:

terça-feira, 4 de maio de 2010

Exposição de esculturas reverencia cidadãos ilustres na Pinacoteca Benedicto Calixto

O projeto Cabeças de Santos traz para o museu santista uma novidade no mercado das artes plásticas, ao de demonstrar reconhecimento a pessoas vivas. Nesta primeira edição figuram Pelé, Ney Latorraca, Alexandre Borges e Gilberto Mendes

Nos últimos meses, o artista plástico espanhol Luis Garcia dedicou o seu talento a uma iniciativa inédita da diretoria cultural da Pinacoteca Benedicto, o projeto Cabeças de Santos, que tem como objetivo homenagear personalidades que elevam o nome da cidade de Santos por meio do seu trabalho e de boas práticas. Para compor o elenco dessa exposição de esculturas, foram selecionados 26 nomes, entre eles autoridades, empresários e profissionais que atuam em setores distintos.

A idéia segue uma tendência atual de modelagem de bustos de pessoas vivas, feitos para imortalizar aqueles que ainda participam do cotidiano de grupos sociais, corporativos ou familiares. Em geral, as peças são confeccionadas em bronze, mármore ou madeira, mas no caso da coleção que será apresentada na Pinacoteca, o escultor optou pela argila, que permite desdobramento posterior em diversos tipos de material.

Na primeira edição do projeto, o público verá retratados Alexandre Borges, Armênio Mendes, Diva Alves Kodama, Ewaldo Bolívar de Souza Pinto, Gilberto Mendes, João Paulo Tavares Papa, Luiz Gonzaga Alca de Sant’Anna, Luís Gustravo Petri, Manoel Lourenço das Neves, Milton Teixeira, Moisés Elias, Ney Latorraca, Omar Laino, Pelé, Regina Clemente Santini, Renata Garcia de Siqueira Viegas, Tanah Correa, Terezinha Calçada Bastos, Vicente Cascione e Ylídia Mansur.


Com este trabalho, Luis Garcia também exalta a memória do ex-deputado estadual Rubens Lara, fundador do PSDB, dirigente da Agem – Agência Metropolitana da Baixada Santista, cidadão que representou a cidade nos principais acontecimentos políticos que marcaram a história do país nas últimas décadas, falecido em março de 2008.

Durante o coquetel de lançamento, que será realizado no salão principal da Pinacoteca Benedicto Calixto, no próximo dia 6 de maio, a partir das 20h00, os convidados terão a oportunidade de acompanhar todo o processo de modelagem ao vivo do rosto da jornalista Cristina Guedes.

Solidariedade no museu
Por não ser tarefa primordial da Pinacoteca formar novos acervos, todas as esculturas realizadas para o projeto Cabeças de Santos ficarão disponíveis para venda, por valores a serem estabelecidos pelos interessados. O lucro com a arrecadação será doado pelo artista Luiz Garcia, em partes iguais, para o museu e a entidade A Causa - Associação Comunitária de Auxílio Santista ao Portador de HIV-Aids.

De acordo com Eduardo Paulino, diretor cultural, eventos como este fazem parte de uma política de ações implementadas pela atual gestão. O objetivo é dar visibilidade e sustentação financeira à Pinacoteca, além de formar parcerias e trazer visitantes de todas as idades e segmentos para dentro do museu.

Sobre o artista
Nascido na Espanha, Luiz Garcia cursou a escola de Artes de San Idelfonso em Zamora, em 1944 e a Escola Superior de Belas Artes de São Jorge, em Barcelona, em 1953. Em 1958, foi premiado pela Fundação R. Amigo Cuyas e recebeu o primeiro prêmio provincial de pintura, em exposição celebrada pela “Diputacìon de Zamorra”. Em 1959, realizou exposição no Real Círculo Artístico de Barcelona, inaugurada pelo presidente da entidade, Visconde de Guell e por Tarin Iglesias, diretor da revista “Ondas”. Em 1961, ao chegar ao Brasil, buscou seu espaço artístico junto ao Instituto de Cultura Hispânica, onde lecionou de 1964 a 1969. Em 1986, executou a cabeça em bronze de Giusfredo Santini e, a partir daí, passou a retratar várias personalidades e receber encomendas entre elas, a confecção do monumento em homenagem ao descobridor Cristóvão Colombo, com 10 m de altura, instalada no jardim da praia de Santos.

Serviço
Cabeças de Santos – exposição de esculturas
Coquetel de abertura – 6 de maio de 2010 - 20h00

Pinacoteca Benedicto Calixto
Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos
Estacionamento gratuito – entrada pela R. Epitácio Pessoa, 100
Evento aberto ao público de 7 de maio a 6 de abril de 2010

Fontes
Eduardo Paulino – diretor cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto, idealizador e responsável pelo projeto Cabeças de Santos
Luiz Garcia – artista plástico, autor das esculturas
Luiz Hamilton – arquiteto, curador da mostra

(evento_programação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A R9 Turismo agradece sua participação!
obs: Os comentários são moderados.

Mantenha contato! Muita Luz ...

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog

Somos Vencedores do Prêmio Top Blog
Somos Vencedores do PRÊMIO TOP BLOG (2013/2014). Categoria: VIAGENS E TURISMO.